Por que as escolas do Pará são tão mal avaliadas no Enem?

A Escola Rêgo Barros foi a melhor do Pará,  mas vejam que "a melhor escola do Pará só aparece na 322ª posição no ranking nacional". Que tristeza. Nossos alunos dificilmente terão chances em disputas nacionais com esta qualidade de ensino aqui praticada. Concursos públicos de nível médio, como o que foi aberto agora pelo Conselho Nacional de Justiça, estão fora do alcance dos nossos rapazes e moças. Isto é muito ruim para nós pais, nos provoca indignação, vontade de mudar esta realidade, mas simplesmente não sabemos o que fazer, por não conhecermos os motivos de tão péssimo desempenho.

Temos apenas muitas perguntas sem respostas: Será que nossos professores são incompetentes ou ganham baixos salários e por isso não conseguem transmitir conhecimentos?  As nossas escolas não fornecem equipamentos didáticos suficientes para ajudar os alunos a fixar os conhecimentos repassados pelos mestres? A pedagogia, a grade curricular, a metodologia aqui praticada está fora da realidade do Brasil? A Seduc padece de recursos financeiros e orçamentários para custear um projeto de educação estadual de respeito? Ou os pais dos alunos, como cidadão, é que estão escolhendo péssimos governantes? Alguma coisa está errada neste reino.

Tinham muito para dizer sobre o assunto, mas vou parar nas perguntas, acho que são perguntas certas e podem produzir respostas corretas. Não quero sair acusando autoridades, educadores ou pais. Cada um sabe sua culpa. O melhor, face a gravidade do problema, é buscarmos soluções a partir de um amplo debate e um choque de gestão.

Nós sociedade queremos que vocês educadores, estudiosos e gestores respondam nossas indagações e nos digam o que deve ser feito. Não fiquem ai calados como se o problema não existisse. Queremos ser informados para cobrar, e cobrar duro, a responsabilidade de cada qual. Afinal de contas, a sociedade tem feito um gigantesco esforço para não faltar dinheiro nos cofres do Governo e é justo que o Governo não deixe a sociedade sem os serviços públicos necessários, ainda mais quando o serviço público em tela é a educação, que significa o futuro dos filhos.

Saibam, senhores, que muitos apostam tudo na educação dos seus filhos para transformar a própria realidade em que vive e com isto não se deve brincar.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB