O PSDB, Jatene, Jader e a venda da Celpa

A privatização da Celpa fez água e expôs a política neoliberal do PSDB paraense. Eu era deputado estadual e representava os interesses dos trabalhadores urbanitários, por conta desta relação entre representante  e representado, lutei muito contra a privatização da nossa empresa de energia elétrica, até a Justiça recorremos para evitar a venda da empresa, mas não teve jeito. Jatene e Almir Gabriel haviam decido vender a empresa. Jatene acreditava que só havia esta saída para capitalizar o Estado com novos recursos para investimentos, a campanha de 1998, reeleição de Almir, se aproximava velozmente e os tucanos precisavam fazer obras para tentar ganhar o governo novamente. Jader Barbalho denunciou que todo o dinheiro da venda da Celpa foi utilizada para pagar a campanha do Governador, o PSDB desmentiu, e ficou por isso mesmo.

Subi a tribuna da Assembléia Legislativa por diversas vezes apoiado por documentos coletados pelo Sindicato dos Urbanitários e analisados juridicamente pelo Dr. Jarbas Vasconcelos para provar que o Governo do PSDB abriu preferência para Grupo Rede na compra da CELPA, era criminosa a facilitação ao futuro comprador. O Grupo Rede, diferente dos outros compradores, passou um ano dentro da CELPA conhecendo tudo, levantando patrimônio e as dividas. Dos compradores que se habilitaram, o Grupo Rede era o que melhor conhecia a situação da empresa estatal de energia e tinha toda a facilidade do Governo do Estado. As denuncias feitas por mim e pelo Sindicato não foram levadas em consideração.

Depois da Celpa vendida justamente para o Grupo Rede, voltamos a carga para denunciar que a Empresa compradora estava usando a Celpa para arrancar dinheiro do BNDES, juntar com os lucros obtidos aqui para capitalizar outras empresas do Grupo, aumentando o endividamento da empresa paraense que passou a correr o risco de ficar insolvente. Mais uma vez fomos ignorados pela imprensa paga e pelos políticos vendidos que apóiam sempre quem está no poder, independente de cor e de bandeira. São os mesmos que passaram de tucanos a petistas como se tudo fosse a mesma coisa.

A Celpa é a prova viva da incompetência tucana e da ausência de compromissos da classe política paraense com o destino do nosso Estado. Aqui faço, por dever de consciência, uma resalva ao Senador Jader Barbalho que sempre se pôs contra a venda da Celpa e até denunciou o desvio do dinheiro da venda da empresa para custear a campanha de reeleição de Almir Gabriel. Eu espero, sinceramente, que o Governador Simão Jatene venha a público e reconheça o erro, antes de sacrificar o povo paraense com cortes e interrupções de energia por todos os cantos do Pará. Torço para que Jatene, no lugar cruzar os braços como se nada fosse da sua conta, peça a intervenção federal para que a Eletronorte assuma a CELPA.

Não me agrada ver a Celpa sendo vendida para empresa privada do Maranhão, a Equatorial, e não é por causa da bobagem de que os maranhenses levaram o porto, levaram a ferrovia, vão levar a CELPA, qualquer dia podem levar até o Círio, como se diz por ai.  

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB