Jatene e Jader estão juntos e misturados

Agora que acabaram as convenções partidárias, dá para ver nitidamente que Jader Barbalho e Simão Jatene atuaram em sintonia nos principais municípios do Pará. O resultado das urnas mostrará que acabou-se o tempo de Assunção. Os Baratistas dominaram o Pará novamente.

A tática foi deixar todos lançarem-se candidatos, mas construir uma candidatura competitiva de consenso para vencer o pleito, derrotando os adversários comuns e inviabilizando os sem-votos. Onde estiverem apenas candidatos de Jatene e Jader, farão entre eles a disputa eleitoral sem crises. Castanhal, Ananindeua e Belém estão neste rol.

Quando encerrar o pleito de 2012, será possível verificar que Jatene e Jader dominarão 80% dos municípios paraenses, ficando tranquilos para decidir 2014, sem que outra força política possa atrapalhar os planos hegemonistas do ex-governador e seu ex-secretário de planejamento.

O PT deve perder os principais municípios como Parauapebas e Santarém, locais onde a dobradinha funcionou muito bem. Nos municípios onde o PT estava na primeira colocação, como Bragança, surgiu de última hora a candidatura de José Diogo e Syane Barros, que desequilibrará o jogo. Em Augusto Corrêa, a candidata do PT, Romana, só perde para o próprio PT, os deputados Beto Faro e Cláudio Bordalo apoiam o candidato do PMDB.

Daqui para frente, depois de realizada as convenções, Jader e Jatene usarão as pesquisas como mediadora. Quem estiver na frente e com mais chances de vencer os adversários dos dois, será ajudado. Onde a disputa for entre eles, os candidatos terão que vencer pelos seus próprios meios. Deu para entender? Na primeira hipótese está Belém, e na segunda Ananindeua.

O certo é que o PT ao perder o Governo do Pará, enterrou a possibilidade de uma terceira e agora até de uma segunda força na política local. A União pelo Pará, que tanto se pregou, pode ser traduzida como a vontade de todos os baratistas se unirem para finalmente extinguir os correligionários do coronel Zacharias de Assunção. O Liberal virou Folha do Norte e a Província do Pará não existe mais.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB