As Homenagens

O Prefeito Edmilson Rodrigues quis homenagear seu avô Gumercindo Rodrigues, homem trabalhador, condutor de bonde. Construiu uma linha ferrea no centro de Belém, reformou um casarão no Centro Comercial para ser a Estação, deu até o nome de Gumercindo Rodrigues, uma justa e pessoal homenagem com dinheiro público, comprou o Bonde, mas, infelizmente, o bondinho não andou e a homenagem ficou inconclusa. Que pena! Igual ao túnel João Batista que nunca foi construído. Duas obras e duas fracassadas homenagens.
Posted by Picasa

João Alfredo Hoje


Rua Conselheiro João Alfredo hoje. Tem trilho e não tem bonde. Não tem charme, está feia.
Posted by Picasa

João Alfredo ontém


Rua Conselheiro João Alfredo ontém. Veja o Bondinho passando. O charme de Belém.
Posted by Picasa

Eleições Sem Lista

Do site da Câmara dos Deputados a matéria abaixo sobre a Reforma Política para conhecimento de todos.
O Plenário rejeitou, na noite desta quarta-feira, qualquer tipo de lista preordenada nas eleições proporcionais, em duas votações nominais relativas ao Projeto de Lei 1210/07, da reforma política. A segunda votação nominal rejeitou, por 252 votos a 181 e 3 abstenções, os artigos que tratavam da lista preordenada fechada, prevista no texto original e mantida pelo relator em seu parecer às 346 emendas apresentadas. A votação do restante da reforma política (que inclui assuntos como fidelidade partidária, federações partidárias e financiamento público de campanhas) ficou para a próxima semana.
Eu não acredito em grandes mudanças. Quando falo de grandes mudanças, falo daquelas que beneficiam o eleitor, o cidadão, capaz de combater a corrupção, a compra de votos e outras práticas perniciosas que corrompem o processo eleitoral. Justifico a minha descrença. A atual composição da Câmara dos Deputados é formada por políticos carreiristas, sem espíríto de renovação, então, com eles, não dá para ter alteração no sistema eleitoral da maneira que precisa ser feita. O melhor seria um processo constitucional. Se fosse convocada uma Assembléia Nacional Constituinte, livre, soberana, específica e democrática, aí! sim!

Mais Edifício em Belém

Ontém a Marko Engenharia fez uma festa para lançar mais um edifício em Belém. Será construído alí na Vileta, próximo da 25.
Isto aqui , meus amigos, não é um comercial de vendas de apartamentos, estou protestando para que as pessoas e as autoridades se toquem antes que seja tarde e a Inês esteja morta. Coitadinha da Inês!

Audiências Públicas do Projeto Ferro Carajás II

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente decidiu adiar, por erros no Edital, as audiências públicas marcadas inicialmente para os dias 22, 26, 27 e 29 de junho, nos municípios de Curionópolis, Parauapebas, Marabá e Belém, respectivamente. As novas datas são: 08.08 em Curionopólis; 09.08 em Parauapebas; 10.08 em Marabá; e 16.08 em Belém. Os horários e os locais estão todos mantidos.

Vistas para a Baia do Guajara

Dias desse um anúncio publicitário comemorava o record obtida pelas empresas GAFISA - PREMIUN e a Imobiliária Azevedo & Barbosa. Em uma semana, após o lançamento, venderam todas as unidades de um prédio, empreendimento imobiliário como eles chamam. O anúncio não dizia em que local da cidade ficava o tal prédio.
Passando alí pela Pedro Alvares Cabral localizei o bicho, vai ser construído de frente para Baia, perto da Travessa D. Pedro, em frente a Belém Importados, formando um paredão.
No tapume está escrito que serão apartamentos de alta qualidade "Com Vista Para Baia do Guajará". São poucos que podem desfrutar da imagem consagrada pelo poeta "Olhando Belém enquanto uma canoa desse o rio". A maioria terá que se conformar mesmo é com o calor escaldande e o tremor de terra provocado pelo Tupinambá.

Belém Desorganizada

Estou cada vez mais assutado com a desorganização urbana de Belém. Camelôs em praças, calçadas. Basta uma rua movimentada e um pedaço de chão disponível para alguém, impunemente, armar uma barraca feia, com um plástico feio e entulhar a Cidade.
Os ônibus, que tanto o Edmilson e a Cristina Badini prometeram ordenar, continuam atravancando e poluíndo as vias urbanas. O Prefeito Duciomar ameaçou fazer licitação, cumprir a Lei Orgânica e nada. A Cristina Badini inventou pintar os cruzamentos com motivos marajoara. O Duciomar mandou pintar os ônibus de açai, bacuri, castanha. Mas a bagunça, o desconforto e a fumaça de descargas são as mesmas. O Vetinho, poeta do Bole Bole, cantava: "lá vem o Sacramenta-Nazaré sem freio".
As construções não respeitam o código de posturas municipais e o código de edificações eo resultado está na confusa paissagem de uma outra bela Cidade, que se dava o luxo de ter boulevard.

Dois Trágicos Eventos e Suas Lições

No Rio de Janeiro, jovens de classe média agredidem uma empregada doméstica. O pai da jovem agredida apela para que os pais acompanhem a criação e a educação de seus filhos, sem lhes oferecer muitas liberdades. O pai de um dos agressores defende o filho dizendo que este não pode ser preso por ser jovem e estudante de engenharia.
Em Marabá, pai vaqueiro, separado, estupra e engravida a própria filha de 12 anos.
Que sociedade estamos construíndo? É estarrecedor.

A Vale Manda no Brasil

A notícia abaixo foi extraída do site Consultor Jurídico por ser emblemática. Primeiro fica evidente o poder da Companhia Vale do Rio Doce; segundo que as Ações Populares são tratadas com desprezo; por último a morosidade da Justiça, pois levar treze anos para decidir quem deve julgar uma ação é um pouco de exagero.

Processos espalhados
STJ adia decisão sobre dezenas de ações contra a Vale
O Superior Tribunal de Justiça adiou decisão sobre o juízo responsável para julgar as dezenas de ações populares contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. O julgamento da Reclamação, que ocorre na 1ª Seção do STJ e já tem dois votos, foi suspenso nesta quinta-feira (21/6) por pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha.
O leilão da Vale aconteceu em 7 de maio de 1997. Desde então, diversas ações populares questionando a privatização chegaram à Justiça. No mesmo ano, o STJ definiu que a 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Pará julgaria todas as 27 ações contra a empresa. Duas dessas já transitaram em julgado em favor da privatização. Mesmo assim, outras acerca de 100 ações teriam corrido em paralelo.
Segundo o relator da Reclamação no STJ, ministro Luiz Fux, todas as ações, inclusive as que não fizeram parte das 27 analisadas no Conflito de Competência em 1997, estão sob a responsabilidade da 4ª Vara Federal do Pará. No entanto, para ele, têm de ser decididas separadamente.
Já o ministro José Delgado, que votou nesta quarta-feira (20/6), entende que as ações deveriam ser ter julgamento simultâneo.
Ao pedir vista do processo, o ministro João Otávio de Noronha mostrou-se perplexo com a situação jurídica da Vale. “Estamos há 13 anos discutindo o que já foi decidido na privatização. Depois ficamos bravos quando os investidores falam que no Brasil não há segurança jurídica.”

Relatório de Impacto de Vizinhança II

O arquiteto Flávio Nassar cobrou o Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV para o caso da transformação do Central Hotel em galeria de lojas. Em nota publicada aqui, dei um pitaco dizendo que este instituto carecia de regulamentação pela Câmara Muncipal. Agora, lendo a Lei Orgância de Belém, encontrei o § 2º, art. 120, que fala do EIV, mas os vereadores restringiram esse direito. Enquanto o Parágrafo único do art. 37 da Lei 10.257, diz que se dará publicidade aos documentos, podendo ser consultado por qualquer interessado. A Lei Orgância diz que o relatório só será fornecido aos moradores da área afetada.

Esta tentativa de restrição feita pelos Edis não vale nada perante o direito de informação e petição inscritos no art. 5º, da Constituição Federal.

Então gente, o que estamos esperando? Vamos usar o direito e perguntar pelo EIV das duas torres da Doca e até do "Portal Amazônia", este deve ter ainda o Estudo de Impacto Ambiental, afinal estão dragando o Rio Guamá e aterrando o mangal alí na antiga São Bernardo Industrial.

Pegada Ecológica

Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Com este questionário ficará a conhecer esse impacto.Este Teste calcula a sua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz.ATENÇÃO! O RESULTADO DESTE QUESTIONÁRIO PODERÁ SURPREENDÊ-LO. CERTAMENTE VAI DAR-LHE QUE PENSAR.
Acesse: http://www.earthday.net/footprint/info.asp

Belém. Bela Belém II

Início da Avenida Nazaré. O Prédio que aparece em primeiro plano foi demolido e no seu lugar construíram o Edificio Manoel Pinto da Silva. Depois disso a Cidade aínda resistiu por um bom tempo, mas, nestas três últimas Administrações, as empresas incorporadoras tomaram conta e estão, de forma rápida, verticalizando a nossa Cidade de Belém, belelem.
Posted by Picasa

Belém. Bela Belém.


Av. 16 de Novembro, alí, após a Avenida Portugal. Esses trilhos foram arrancados por algum Administrador e os bondes pararam de circular. Belém de antigamente era muito mais bonita. Mais charmosa. Não acham?
Posted by Picasa

Vida Simples

O Fantástico no domingo último, mostrou um casal que resolveu morar longe de tudo e dentro de um tonel, em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul. Veja reportagem:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM690095-7823-A+VIDA+NUM+TONEL,00.html

Fidelidade Partidária

O Mandado de Segurança nº 26602 / 2007, do Partido Popular Socialista, questionando o mandado dos deputados infieis, e que tramita no Superior Tribunal Federal, cujo relator é o Ministro Eros Graus, está pronto para receber a primeira decisão. O Ministro pode manifestar-se a qualquer momento sobre o pedido liminar. Vamos aguardar.

Saiu o Aumento do Subsídio dos Deputados Estaduais

Em sessão hoje, dia 19/06, a Assembléia Legislativa aprovou o Decreto Legislativo nº 13/2007, reajustando o subsídio dos deputados estaduais no mesmo percentual dos Federais e retroativo a Abril. No contra-cheque de junho virá o do mês e a diferença de maio e abril para compensar a não remuneração das sessões de julho, se houver é claro.
Agora só falta reajustar os veredores, pois o efeito é cascata.

TCM Escolhe Vice-Presidente

Em sessão realizada a poucos minutos foi eleita, a unanimidade, a Conselheira Rosa Hage que será a nova vice-presidente da Corte. Só para lembrar, as atribuições do cargo estão descritas no art. 19, do Ato nº 09/1995 - Regimento Interno, que, em resumo, diz: o vice-presidente substituirá o Presidente nas suas faltas e impedimentos.

Audiências Públicas do Projeto Ferro Carajás

A SECTAN está submetendo a apreciação da sociedade, em audiências públicas, para discussões e debates, o Relatório de Impacto Ambiental do Projeto de Exploração de Minério de Ferro - Projeto Serra Leste, localizado na Província Mineral de Carajás no Município de Curionópolis.
O PVestará lá, espero que outros também estejam presentes. Vejam os dias e os locais:
1. 22.06.2007 - horário 10 hs.
Local: Teatro Municipal, Av. Maranhão s/n - Curionópolis;


2. 26.06.2007 - horário 10 hs.
Local: Ginásio Poliesportivo, Av. Rio Grande, Quadra Especial s/n, - Parauapebas;


3. 27.06.2007 - horário 10 hs.
Local: Auditório Eduardo Bezerra - Secretaria Municipal de Saúde - Rod. Transamazõnica s/n - Marabá.


4. 29.06.2007 - horário 08:30 hs.
Local: Auditório Albano Franco - FIEPA, Trav. Quintino Bocaiúva, 1588 - Belém


O RIMA está a disposição dos interessados para consulta na sede da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Travessa Lomas Valentina, 2717, em Belém.


OURO EM FLORESTA DO ARAGUAIA
A Empresa Reinarda Mineração está solicitando licença para lavrar e beneficiar ouro em Floresta do Araguaia e Rio Maria. As entidades devem solicitar audiência pública em 45 dias.

Santa Brígida Agredido

O proprietário do Jornal Tribuna do Caeté, semanário que circula em Bragança e Região há 12 anos, denuncia agressão que sofreu, em janeiro deste ano, de pessoas ligadas a políticos do Município, e que até hoje o agressor aínda não foi ouvido em depoimento e, por essa razão, o TCO aínda não seguiu para Justiça. Segundo o João Santa Brígida, a agressão foi uma tentativa de intimidá-lo e calar seu Jornal.

A Operação Para Salvar Renan Continua

A Reunião da Comissão de Ética continua. Os Senadores Valter Pereira e Almeida Lima, todos do PMDB, estão comandando a operação de defesa do Presidente do Senado. Acusam violentamente o Advogado e a Jornalista Mônica de chantagens, mentiras, tentando jogar cortina de fumaças no caso. Mas o advogado é um bom profissional e segue em frente desmoralizando seus acusadores.
Agora ficou ainda mais visível a intenção de proteger o Presidente Renan, durante o depoimento de Claudio Gontijo, da Construtora Mendes Júnior, os senadores levantam a bola do depoente, tornando o depoimento uma festa a favor do acusado. Enquanto isso o Senador Giilvam Borges continua fazendo das suas, disse o Senador que sabe o que está sofrendo o Presidente Renan, pois paga doze pensões e ainda contribui com pagamentos para soltar cabos eleitorais quando estão presos.
Posso até estar enganado, mas o meu sentimento é que o Senador Renan escapou dessa.

Os Senadores Estão Perdendo Tempo

Estou assistindo o depoimento do Dr. Pedro Calmon Mendes, advogado da jornalista Mônica Velosa, à Comissão de Ética do Senado.
Minhas primeiras conclusões: 1. A acusação ao Senador Renan Calheiros é de quebra de decoro por usar verbas de empreiteira ou suspeitas para pagar despesas pessoais, incluíndo pensão alimentícia; 2. Os Senadores não sabem ou não querem perguntar o principal e formulam questões que desviam a própria investigação, inclusive invadindo a vida pessoal com ilações descabidas; 3. A falta de preparo dos Senadores é visível e brutal; 4. Os Senadores ligados ao PMDB, principalmente Walter Pereira, do PMDB do Mato Grosso, querem desmoralizar o Advogado e a Jornalista, como se eles fossem os culpados; 5. O Senador Gilvan Borges do Amapá, acusa as mulheres de usar a sedução para iludir os homens, isso desde Adão, quando este foi induzida a comer, e comeu, o fruto proíbido .

O Partido Verde é bem avaliado

A notícia da pesquisa abaixo, extraída do blog http://quintaemenda.blogspot.com/ onde o PV aparece muito bem cotado, me deixou radiante.

"O Mais Querido
Ante a pergunta "qual o partido político mais simpático, ou ao qual é filiado", responderam os eleitores entrevistados pela pesquisa BMP/Democratas, realizada em Nova Déli entre os dias 26/05 a 01/06, com 850 questionários. PT 22,10%; PMDB 7,20%; PSDB 5,50; %PTB 1,60%; PSOL 0,70%; PPS 0,50%; DEM 0,40%; PV 0,40%; PDT 0,20%; PSB 0,10%; PP 0,10%; Outros 0,40%; e Nenhum 60,80%."


O PV é um partido novo, tem uma pequena estrutura, e nunca administrou Bélém. Empatar como o DEM, da ex-vice-governadora, e ultrapassar partidos com o PDT, PSB e PP é sem dúvida uma boa notícia.

Assembléia Paraense

Não sou eleitor da Assembléia Paraense, mas a eleição para nova diretoria desse clube está nas rodadas de conversas dos meus amigos e em quase todos os eventos da cidade, ainda mais esta semana, pois a eleição será dia 21/06. Boa sorte aos sócios e muita responsabilidade na escolha, afinal a AP é um patrimônio de Belém. Lembrem-se que a Cidade perdeu o Iate por culpa da administração. Que vença o melhor: André Oliveira Sobrinho ou Délio Mutran.

DÚVIDAS SOBRE O DESTINO

O I Simpósio Internacional Amazônia e Desenvolvimento Sustentável: Críticas, Expectativas e Novo Modelo, promovido pelo Centro de Cultura e Formação Cristã, da Arquidiocese de Belém, encerrou na quinta-feira, 14, deixou uma sensação de mais dúvidas sobre os destinos da Amazônia.O PV foi representado pelo deputado estadual Gabriel Guerreiro, que atuou como moderador dos debates do último dia, cujo conferencista foi o ex-ministro Rubens Ricupero.DEUS SEJA LOUVADO! Foi uma iniciativa louvável da Igreja paraense. A conferência de abertura, no dia 12, foi proferida pelo ex-governador do Pará, Simão Jatene. Citando números do Imazon, Jatene mostrou cenários criados pela abertura de fronteiras econômicas no território paraense que só os cientistas compreendem ao analisarem dados e fatos, que, porém, o povo enfrenta no seu cotidiano de pobreza como se vivesse um paradoxo ao “desenvolvimento”.

BOOM X CRISE
É uma espécie de equação que revela os efeitos da ocupação desordenada. Segundo os estudos citados por Jatene, o fenômeno Boom X Crise. Traduzindo: a abertura de uma fronteira de exploração de ativos ambientais provoca forte migração e gera um boom econômico; em seguida, a área sobre uma crise alimentada pelo esgotamento do patrimônio natural explorado e mais pobreza que se revelam em indicadores sociais negativos potencializados por analfabetismo, mão-de-obra desqualifica, doenças, prostituição infantil, violência.

PERSONALIDADES
Personalidades de renome no meio acadêmico participaram do evento, além do ex-governador, entre elas o Armando Mendes – economista, professor aposentado da UFPA, criador do NAEA (Núcleo de Altos Estudos da Amazônia), ex-presidente do Basa; Adherbal Meira Mattos, jurista, professor da UFPA e Unama, membros de organismos jurídicos internacionais; Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, embaixador: Gabriel Guerreiro – geógrafo e Deputado do PV; Maria José Jackson - socióloga e professora da UFPA.

MODELOS FALHARAM
Foram unânimes em revelar que os modelos de desenvolvimento, criados pelo governo federal desde a metade do século passado, falharam fragorosamente na Amazônia; que o Estado Nacional foi incompetente para criar políticas públicas que garantissem o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental. Ilustração: não precisa ser cientista para constatar que as fronteiras que geram o tal Boom X Crise foram: rodovias Belém-Brasília, Transmazônica, PA-150; hidrelétricas de Tucuruí e Balbina; grandes projetos de mineração como Carajás, Jari. Todos incentivaram o desmatamento, a migração, a ocupação desordenada. E geraram pobreza e violência (bastam dois indicadores negativos). A maioria desses indicadores sociais da Amazônia estão abaixo da média nacional. Em síntese: Desenvolvimento sustentável é praticamente uma impossibilidade.

DEZESSEIS REVELAÇÕES, CONCLUSÕES E SUGESTÕES
Os conferencistas e debatedores fizeram revelações, chegaram a conclusões idênticas e sugeriram algumas soluções, diante do verdadeiro dilema que significa a recorrente expressão “Desenvolvimento Sustentável”:
O zoneamento ecológico e econômico e regional é inadiável.
Pra viabilizá-lo é preciso um pacto nacional.
É necessário mais investimento na formação de mão-de-obra acadêmica (doutores, mestres, tecnólogos: Amazônia tem, segundo dados citados pelo conferencista Simão Jatene, um cientista para cada 14.500 habitantes contra um para cada 2.600 habitantes de São Paulo). Logo, é preciso mais recursos para educação, ciência, tecnologia e informacão.
O Estado precisa estar mais presente na região para, inclusive, impedir a internacionalização.
Conclusão mais grave: as ameaças do aquecimento global sobre a Amazônia são inevitáveis e isso induz as teses da internacionalização se o Estado Brasileiro não se mexer.
Os problemas do aquecimento não são fatores de maior integração e cooperação internacional regional porque os demais países da Panamazônia passam mais ou menos ao largo dos problemas descritos, uma vez que são, na maior medida, problemas da Amazônia brasileira.
O conferencista Rubens Ricupero propôs a criação de uma versão amazônica do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), capaz de reunir conhecimento, fazer estudos e emitir relatórios sobre o meio ambiente regional.
Há um dilema de difícil elucidação: “Produzir reservando ou preservar produzindo?”
Não há mais dúvida sobre os efeitos do aquecimento global na região e o o papel que ela representa para o equilíbrio dos fenômenos ambientais anunciados.
As queimadas precisam parar imediatamente. Se o Brasil não fizer esse dever de casa, as ameaças de internacionalização vão crescer.
Quem vai pagar a conta de se poupar a floresta?
Pra viabilizar o zoneamento ecológico e econômico será preciso um pacto nacional.
É necessário mais investimento na formação de mão-de-obra acadêmica (doutores, mestres, tecnólogos: Amazônia tem, segundo dados citados pelo conferencista Simão Jatene, um cientista para cada 14.500 habitantes contra um para cada 2.600 habitantes de São Paulo). Logo, é preciso mais recursos para educação, ciência, tecnologia e informação.
O Estado precisa estar mais presente para, inclusive, impedir a internacionalização.
Os problemas do aquecimento não são fatores de maior integração e cooperação internacional regional porque os demais países da Panamazônia passam mais ou menos ao largo dos problemas descritos, uma vez que são, na maior medida, problemas da Amazônia brasileira.
O conferencista Rubens Ricupero propôs a criação de uma versão amazônica do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), capaz de reunir conhecimento, fazer estudos e emitir relatórios sobre o meio ambiente regional.
Recebí de um colaborador. Grato.

Rio Xingu

A Justiça Federal liberou os estudos de impacto ambiental do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte. Para marcar o momento o Blog publica esta foto do Xingu, para que você desfrute deste raro encontro do Sol, com o Rio e com as nossas amiguinhas, símbolo da Amazônia, na minha opinião é claro.

Qual será o futuro dessa região, após a construção da Hidrelétrica de Belo Monte? Só o tempo dirá, só o tempo!

Desastre Ambiental em Barcarena

Ocorreu um vazamento de caulim, no tanque 2 da Imerys Rio Capim Caulim, localizada em Vila do Conde, no município de Barcarena. O volume do líquido que vazou chega a aproximadamente 350 mil litros, cerca de 500 famílias que moram na área próxima do acidente foram atingidas e devem ser remanejadas. Casas ainda correm risco de ser atingidas e a água com o produto já chegou em algumas ruas.
Não é o primeiro acidente em Barcarena, outros já aconteceram ou estão acontecendo sem que a sociedade seja devidamente informada. Está na hora de abrir a caixa preta de Barcarena.

Simpósio Sobre Carajás e Tapajós

Através do Boletim do Mandato do vereador do PV em Santarém, Valdir Mathias, tomamos conhecimento, e estamos mandando em frente, que nesta sexta-feira (15), haverá o I Simpósio Pró-Criação dos Estados de Carajás e Tapajós em Marabá. O Valdir avisa que vai estar presente.

Edifícios de Belém

Alerto que a foto acima, por ter mais de um ano, está defasada.
Quem está autorizando a construção de tantos edifícios em Belém? Quem? No lugar de chamar o Verequete, vamos de Ministério Público. Chama MP!!! Chama MP!!!

Baía Ameaçada Por Lastros de Navios

Estudo realizado por pesquisadora da USP identifica na água de lastro de navios na costa brasileira o vibrião do cólera, cujo controle passa a integrar a Convenção Internacional para Controle e Gestão da Água de Lastro e Sedimentos de Navios.
Os navios que vêm buscar o alumínio e o caulim em Barcarena, trazem, nos seus porões, água para servir de lastro e estabilizar as embarcações. Esta água é despejada na Baía no momento de colocar a carga. É aí que mora o perigo. Autoridades responsáveis fiscalizem urgentemente isso. Deputados criem uma comissão especial para avaliar o problema enquanto aínda é tempo.
Só para arrematar. Antigamente os navios traziam como lastros as belas pedras de lioz que serviram para calçar e embelezar a nossa Cidade. Bons tempos aqueles, não?

Amazônia à Venda

Empresa exibe video na internet no qual expõe plano de transformar a Amazônia em sua propriedade. É um pouco de mais. Confira o filme no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=LPrdeL2Lr98

Reforma Política

Começou hoje na Câmara dos Deputados a discussão do Projeto de Lei sobre a reforma pólítica. Lei o texto da Agência Câmara sobre Financiamento público de campanha, um dos principais temas da Reforma. Outra ponto importante em debate é o voto em lista fechada que abordaremos em outra nota.
O Projeto de Lei 1210/07 estabelece o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais. Segundo a proposta, em ano eleitoral a lei orçamentária incluirá dotação, em rubrica própria, de valor equivalente ao número de eleitores do País, multiplicado por R$ 7, tomando-se por referência o eleitorado existente em 31 de dezembro do ano anterior à lei orçamentária. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará a distribuição dos recursos às direções nacionais dos partidos dentro de dez dias, contados da data do depósito dos recursos em conta especial a ser aberta no Banco do Brasil, segundo os seguintes critérios:- 1% dividido igualmente entre todos os partidos registrados no TSE;- 14% divididos igualmente ente os partidos e federações com representação na Câmara dos Deputados;- 85% divididos entre os partidos e federações proporcionalmente ao número de representantes que elegeram na última eleição geral para a Câmara dos Deputados. A aplicação dos recursos pelos partidos internamente também deverá respeitar alguns critérios, como a existência de candidato próprio à Presidência da República. "Com financiamento a partidos que apresentem listas fechadas, a campanha eleitoral será da agremiação como um todo", explica Ronaldo Caiado. "A fiscalização por parte da Justiça Eleitoral também será simplificada, pois deixará de analisar milhares de prestações de contas, produzidas por milhares de candidatos, e examinará um número reduzido delas, de responsabilidade dos próprios partidos", diz Caiado.

Poluição Visual e o Trânsito Caótico II

Deputado Carlos Bordalo disse...
Zé Carlos, Devemos ter em mente que o ordenamento da veiculação de propaganda ao ar livre no Município de Belém visa à melhoria da qualidade de vida da população, com o objetivo de organizar, controlar e orientar o uso de propaganda ao ar livre de qualquer natureza, respeitando o interesse coletivo, as necessidades de conforto ambiental, o interesse urbanístico e as prerrogativas individuais; garantir a segurança das edificações e a integridade física e mental da população; garantir as condições de segurança, fluidez e conforto no deslocamento de veículos e pedestres; garantir a proteção dos elementos significativos do patrimônio histórico, artístico, cultural e paisagístico do Município de Belém. Tam são considerados elementos significativos da paisagem do Município de Belém do Pará a orla do Rio Guamá e da Baía do Guajará, os maciços vegetais expressivos, os parques e seus entornos, as áreas funcionais de interesse cultural e paisagístico, os monumentos públicos, as obras de arte, os prédios de interesse sócio-cultural ou de adequação volumétrica, os prédios tombados, bem como seus entornos e os espaços territoriais especialmente protegidos pelas Leis n. 7.603, de 13 de janeiro de 1993, e n. 7.709, de 18 de maio de 1994.carlos Bordalo
13 de Junho de 2007 04:16

Poluição Visual e o Trânsito Caótico

Um amigo de São Luís fez o seguinte comentário sobre Belém: "O que não gostei foi o excesso de placas que poluem visualmente a Cidade e o trânsito que é muito conturbado".
Não falei nada, mas cá com meus botões pensei: e os camelôs, que inviabilizaram o antigo centro comercial - Não vou falar do bondinho se não o Diário do Pará vai dizer que é perseguição ao Edmilson - os bairros sem água, sem esgotos e sem transportes públicos decentes. Bom, estes são problemas para quem mora na Cidade resolver, meu amigo estava de passagem, mas não deixa de ter razão.

Bragança. Pérola do Caeté

Minha cunhada, bragantina, Estela, mandou-me uma notícita publicada na página do jornalista Cláudio Humberto na Internet envolvendo Bragança e o ex-governador Carlos Santos. Leia:

"Samba do cantor doido
Nos anos 90 a família real do Brasil percorria o País em campanha pela volta da monarquia. Em visita ao Pará, os Orleans e Bragança foram recebidos pelo governador Carlos Santos, um cantor brega, que assumiu no lugar do titular, Jader Barbalho, que renunciou para disputar o Senado. Natural de Capanema, cidade vizinha ao balneário de Bragança, no Pará, Carlos Santos recebeu os representantes da realeza na porta do palácio:- Muito prazer. O senhor é de Bragança e eu sou de Capanema, portanto, somos quase conterrâneos!"


A história aconteceu, só que o personagem foi o ex-veredor Bento Maravilha e o local a Câmara Municipal de Belém. De qualquer forma Bragança é Bragança em qualquer versão. Viva a Pérola do Caeté!!! Viva a Marujada de São Benedito!!!

Inconstitucionalidade

O Legislativo Estadual enfrenta o seguinte dilema: defender sua prerrogativa constitucional ou quedar a força do Executivo.
A Constituição inscreve como agressivo a ordem republicana todo a lei que crie despesas, esta determinação, levada ao extremo, impede o parlamentar de exercer sua função que é legislar, ficando as leis de iniciativa da Casa passivas de veto do Executivo. Pois é o que hoje está acontecendo no Pará. A maioria das leis aprovadas pela Assembléia Legislativa são vetadas pelo Executivo por inconstitucional, na medida que criam despesas, e o veto quase sempre é mantido pela natural maioria governista.
Essa queda de braço não interessa a niguém. É o momento de usar a inteligência e promover um entendimento sobre a materia baseado em vasta jurisprudência do STF de que a Constituição, ao proibir as leis que criam despesas, quer impedir a aprovação de novos programas ou atividades que interfiram na execução orçamentária e não em despesas naturais de implantação de qualquer lei nova. É preciso defender a vontade popular baseado na força de seus representantes.

Torneio de Natação

As quatro equipes do Clube do Remo de Natação que participaram do Torneio Kako Caminha, em São Luís, obtiveram excelentes resultados. A equipe Mirim I ficou com o terceiro lugar geral dos clubes; a Mirim II em segundo lugar; a PETIZ I foi campeã; e a equipe PETIZ II vice-campeã. Foi a vitória da técnica e da dedicação ao esporte. Após a cerimônia de premiação a garotada fez uma bonita festa para homenagear a equipe técnica. Parabéns aos atletas e aos técnicos Eduardo, Denis, Mônica, Fábio e ao dedicado Jonis Tavares.

São Luis e a Segurança Pública

Duas famílias de nadadores do Clube do Remo foram assaltadas aqui em São Luís. Uma na saída da Balsa e outra perto do Hotel onde está hospedada a delegação. A insegurança é uma realidade e a secretaria daqui chama-se "Secretaria de Estado de Segurança Cidadã".

Natação do Clube do Remo

Estou em São Luís acompanhando meu filho João Pedro que nada pela equipe PETIZ II do Clube do Remo. É o Torneio Kako Caminha de Natação. Muitos pais estão acompanhando seus filhos, o deputado e amigo Arnaldo Jordy veio torcer também pelo seu rebento Danilo Jordy.
O Remo já ficou em primeiro lugar no PETIZ I, e continua conquistando medalhas, estamos confiantes.

Pra Que Tanto Edifício Moço?

A Cidade de Belém está tomada de edifícios. Foi-se o tempo em que reinava solitário e imponente o Manoel Pinto da Silva, alí no final da Presidente Vargas, aliás, antiga 15 de Agosto, com 26 andares, sendo o mais alto da Cidade, supremacia essa ameaçada no presente.
Havia até uma piada com o tamanho do Edifício. Dizem que dois companheiros, vindos de Bujaru para acompanhar o Círio, quando chegaram à Presidente Vargas, logo após a Osvaldo Cruz, no início do antigo Largo da Pólvora, no que avistaram o imponente prédio. Um deles assustou-se e perguntou:- o que é isso? O outro respondeu: - não é o tar de mané pinto! Ao que o perguntadô exclamou: carcule o mané galo!
Os edifícios estão por todos os lados. Na Municipalidade fecharam um corredor, na Senador Lemos estão formando uma parede. Até na Pedreira do Samba e do Amor eles já estão dominando o cenário. Não tem mais critérios e nem fiscalização.
Antigamente a Cidade reagia. Lembro do arquiteto João Bastos com sua tese das ilhas de calor. Da Dra. Vera e seu movimento de proteção ao Parque do Museu Goeldi. Da Câmara Muncipal e suas Comissões Parlamentares, onde os vereadores Arnaldo Jordy e Joaquim Passarinho davam o tom do debate. Do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil com seus protestos contra a ganância das empresas, principalmente após a queda do Edifício Raimundo Farias (a quantas andam esse caso?) .
Nada mais acontece. A Cidade foi dominada. As empresas do setor mandam na propagandas em tudo mais.
Mês passado um operário caiu de um elevador e nada aconteceu. Estão construíndo duas torres com 40 pavimentos cada na Doca de Souza Franco, antigo Igarapé das Armas ou das Almas e tudo bem.
Alguma coisa está fora da ordem.

CD's e DVD's Piratas

Os vendedores de Cd's e Dvd's Piratas que dão muito trabalho a polícia, parecem não incomodar a Prefeitura de Belém. Nos feriados e nos domingos basta ir a Praça da República e verificar que a Prefeitura aluga espaço e sede bancas para comercialização dos produtos. O Código Penal define: quem, de alguma forma contribui para crime, responde pela pena a ele cuminada.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, faça alguma ação em favor do clima. Nós os humanos já conseguimos fechar o buraco na camada de ozônio. Foi uma mobilização mundial contra o uso do CFC, vencemos.
Agora, em relação as emissões de gases de efeito estufa, podemos fazer o mesmo. Vamos lá? Leia aqui no blog dez maneiras de evitar o aquecimento global. Procure a nota, "Dez Coisa a Fazer", publicada em Maio, leia e espalhe no escritório, em casa, para os vizinhos.
Vamos fazer nossa parte, sem esquecer de exigir do Prefeito que plante as mangueiras que prometeu. Da Governadora que adote medidas para evitar queimadas na floresta amazônica. Do Presidente Lula que faça o Brasil adotar uma posição mais forte em relação a redução das emissões de gases. Do Presidente Bush para que assine o tratado de Kyoto.
Essa guerra pode ser vencida.

Relatório de Impacto de Vizinhança

O arquiteto Flávio Sidrin Nassar, coordenador do Fórum Landi, cobrou, no caso da transformação do Central Hotel em Lojas de Departamento, o Relatório de Estudo de Impacto de Vizinhança, previsto no Estatuto da Cidade, lei federal que criou vários institutos urbanos para melhorar a vida nas cidades brasileiras.
O Estudo de Impacto de Vizinhança é uma boa arma para impedir que o seu vizinho transforme uma pacata rua da cidade em uma movimentada Faculdade, Cursinho, Boite, alugando ou vendendo o seu imóvel para outra finalidade. Bela lei. Mas para vigorar precisa, Nassar, de uma regulamentação votada nas Câmaras de Vereadores das Cidades e a nossa, até hoje, nada. Enquanto os Vereadores de Belém deixam de fazer a lei reguladora, a Cidade vai sendo transformada por especuladores e investidores apressados em ganhar muito dinheiro. Pior para Belém, a nossa moreninha querida.

Cercas Elétricas

A Assembléia Legislativa promulgou ontem a Lei n.º 6.973/2007, que disciplina a instalação e a manutenção de cercas elétricas nas áreas urbanas e rurais. A promulgação já é um sinal de que o Poder Executivo não concordou com o diploma e ainda mais que o conteúdo é questionável.
A despeito de evitar acidente, esta Lei, na realidade, apenas obriga a contratação de empresas e profissionais para instalar e fazer a manutenção das mesmas. Não tem um só artigo que discipline sobre a segurança ou saúde das pessoas vítimas das cercas, parece mais um looby de algum setor. O Deputado é representante do Povo, assim está escrito na Constituição Republicana.

World Green

A representante da Alemanha no comitê organizador do Encontro Mundial dos Verdes optou por Belém como sede do evento. Estamos disputando com São Paulo e Rio de Janeiro.

Avenida 25 de Setembro

Voltou a circular boatos que a Prefeitura Municipal de Belém pretende abrir a Av. 25 de Setembro, para permitir a passagem de carros.
O Partido Verde adotou esta Avenida como um símbolo da resistência contra a cidade para carros. É, a nossa cidade aos poucos deixou de ser a prazerosa cidade das mangueiras, onde as pessoas podiam circular livremente pelas calçadas, andar de bicletas e respirar ar puro. Hoje, Belém , está tomada de carros. Quem passei ou usa bicileta com meio de transporte sabe do que estou falando. Não há lugar para ciclistas e pedestres em Belém.
A única Rua que escapou até agora foi a "25". É uma Rua arborizada, com passeios sinuosos que obriga os carros a trafegarem em baixa velocidade. As arvores desta Rua ajudam a refrescar o clima de Belém. Vamos protejá-la!
Prefeito Duciomar deixe a 25 em paz! É o meu apelo.

Amazônia Para Sempre

"A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais"
Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!
É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.
SOMOS UM POVO DA FLORESTA!
Este é um trecho da Carta Aberta de Artista em Defesa da Amazônia, para assinar o manifesto acesse Amazônia Para Sempre

Semana do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente. Como o nosso blog é dedicado ao tema, esta semana trataremos especialmente das questões ambientais, com notícias, dicas e artigos sobre o meio ambiente. Para começar publicamos o pensamento de James Lovelock, fundador da teoria GAIA que é o nome da Terra entendida como um sistema fisiológico único, uma entidade que é viva pelo menos até o ponto em que, assim como os outros organismos vivos, os seus processos químicos e a sua temperatura regulam-se automaticamente em um estado favorável aos seus habitantes:

"Falo como o representante, o líder sindical das bactérias e das formas menos atraentes de vida, que têm poucas outras formas para falar por elas. O meu eleitorado é constituído por todas as formas de vida diferentes das humanas"

Cidades Sustentáveis

O Aquecimento Global é uma realidade. Admitindo esta verdade insofismável, resta-nos adotar medidas para reverter o processo, por exemplo, melhorando as cidades. As cidades amazônicas foram projetadas em total falta de sintonia com o clima e o próprio bioma amazônico. Adotamos e importamos soluções de outras realidades. Acesse Cidade Sustentável para descobrir novas políticas para melhorar a vida de quem vive e mora em cidade. No site Cidade Sustentável você encontrará o Programa Amigo da Amazônia que estimula as Câmaras Muncípais adotarem leis que proíbam o uso de madeira não certificada vinda da Região. Os vereadores podem acessar.

Arrastão do Pavulagem III

O Boi Pavulagem é boi do mundo!
Posted by Picasa

Arrastão do Pavulagem II

Olha este batalhão animado.
Posted by Picasa

Arrastão do Pavulagem


O arrastão do Boi Pavulagem, na Praça da República, domingo de manhã, é imperdível. O Júnior Soares e o Ronaldo Silva estão de parabéns, o Pavulagem virou uma manifestão popular. Dá gosto observar crianças, jovens, aliás, belas jovens, senhoras e senhores dançando ou tocando os instrumentos do Boi Pavulagem. Assim como não tem idade, não tem diferença social de cor ou de raça. O Pavulagem segue pelas ruas da Praça da República e da Cidade de Belém.
Posted by Picasa

O IMN e os Voluntários


A Diretora Rose Aranha, chamada de "Mulher Guerreira" pelas alunas do Instituto Maria Nonato, como reconhecimento da luta que trava para levar os cursos e manter as atividades da instituição. Parabéns a Rose e a toda equipe de voluntários do IMN por mais este evento: Luciano Coutinho, Jaciane, Moraes, Ester Nonato, Helda Aranha, Ailton Braz, Gleidson Miranda, Benedita Alvão, Márcio do Carmo, Kleber Luciano, Edgar, Dra. Dilza, Cristina, Marcos, Padre Nelson, Paulinho do Taíra, Nascimento, Nonato do Chaú, Patrícia, Silas, Waltinho e ainda tem muita gente boa, com quem queremos dividir o sucesso de dois e meio ano de atividades e mais de cinco mil atendimentos.
Posted by Picasa

Os Produtos Fabricados nos Cursos do IMN

Nos cursos do IMN de artesanato, fabricação de sabão e desinfetante, tecidos os alunos aprendem e fazem produtos que foram expostos durante o evento de entrega dos diplomas.
Posted by Picasa

Entregas de Diplomas do IMN



O Orador da Turma do Curso de Eletricita Instalador, realizado pelo Instituto Maria Nonato, com apoio da Maia's Cursos. Os alunos tiveram treinamento prático em Mosqueiro.
Posted by Picasa

Sexta-feira, dia 01 de junho, em Bragança, realizamos a cerimônia de entrega dos diplomas dos cursos ministrados no Instituto Maria Nonato. A cerimônia aconteceu no Lions Clube e reuniu os colandos e parentes em uma belíssima festa.
Posted by Picasa
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB